Sobre Centro Salvador

Bairro do Centro Salvador

O Centro Histórico de Salvador compreende a área histórica da cidade de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia.

O Centro Salvador abrange áreas dos bairros do Pelourinho, da Sé e do Pilar. A via principal de acesso é a tradicional Rua Chile, que inicia na Praça Castro Alves e termina na Praça da Sé.

Entre 1938 e 1945 o IPHAN promoveu o tombamento de vários monumentos isolados, o que não foi suficiente para impedir a degradação do centro. Isso se acentuou principalmente depois de 1960. Somente em 1984 o IPHAN promoveu o tombamento de uma área extensa, de 80 hectares, necessária para que a Unesco declarasse esse sítio Patrimônio Mundial, em 1985. Em 1991 começou um projeto de restauração do centro histórico, sobretudo do Pelourinho, visando a sua revitalização e reestruturação urbana, degradada pela modernização e pela transferência de atividades econômicas para outras áreas da cidade. Hoje, o Centro Histórico é um importante ponto turístico em Salvador.

História

A cidade foi fundada em 1549 por Tomé de Sousa para ser a sede do governo português no Brasil. Sua construção se deu inicialmente em cima de uma escarpa, de forma que ficasse protegida de ataques inimigos, e o primeiro traçado das ruas da cidade é creditado ao arquiteto português Luís Dias. Depois, a cidade se expandiu em direção ao mar, ocupando uma estreita faixa costeira. Nascia aí a divisão de Salvador em cidades Baixa e Alta. A ligação entre essas duas cidades sempre foi complicada. Com o tempo, foram abertas ladeiras e caminhos, construídos guindastes e, em 1872, construído um dos principais cartões-postais da cidade, o Elevador Lacerda, hoje totalmente integrado à paisagem e ao cotidiano do povo soteropolitano.

A fase monumental de Salvador, nas palavras do historiador da Arte estadunidense Robert Chester Smith, se inicia em meados do século XVII, com a transição do estilo arquitetônico renascentista para o barroco. As principais igrejas, solares e monumentos são construídos nesse período, entre eles a a Igreja do Carmo, a Igreja e Convento de Santa Teresa, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Casa de Câmara e Cadeia, o Palácio do Governador, o Terreiro de Jesus e a série de sobrados e construções do Pelourinho, entre outros.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Bahia criou o Encontra Centro Salvador.

Blog do Guia do Bairro Centro Salvador

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias do Centro Salvador por email
 

Limites - Bairros Vizinhos

São Bento, Nazaré, São Pedro, Pelourinho e Comércio

Vídeo sobre a cidade do Centro Salvador
Veja mais vídeos sobre a Cidade do Centro Salvador

Mapa do Centro Salvador

 

Moradores ilustres do Centro Salvador

 

   


  Sobre o EncontraSalvador
Fale com EncontraSalvador
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Centro Salvador no Facebook Siga o Encontra Centro Salvador no Twitter Encontra Centro Salvador no Google+


Termos do Serviço | Política de Privacidade