Semur lança Agenda Afirmativa para comemorar Mês da Consciência Negra no centro de Salvador

Vários eventos promovidos e apoiados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) marcam as comemorações do Mês da Consciência Negra em Salvador. As ações – incluídas na Agenda Afirmativa, através de uma programação extensa de atividades – serão realizadas por instituições públicas, da rede privada e da sociedade civil com o objetivo de congregar e destacar a mobilização pela reafirmação da identidade da comunidade negra. Programados para os meses de novembro e dezembro, os eventos pretendem evocar a luta de Zumbi dos Palmares (morto em 20 de novembro de 1695) em defesa dos direitos do povo afrodescendente. A data foi instituída como o Dia da Consciência Negra, celebrada desde a década de 60, dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

O secretário da Reparação, Ailton Ferreira, ressalta que a agenda é o momento marcante de todas as atividades realizadas pela Semur ao longo do ano. “Durante todo ano, a Semur possui diversos compromissos nas políticas de reparação e promoção da igualdade racial. Em novembro, essas atividades ganham mais fôlego e mais visibilidade”, disse o secretário.





A programação inclui a realização de palestras, seminários, exposições, caminhadas e encontros. Entre os destaques estão a Caminhada Contra Intolerância Religiosa, que acontece no dia 15 de novembro, às 15h, e a Feira Itinerante no Shopping Center Lapa, entre os dias 19 a 24 de novembro. O ponto alto das comemorações acontece no dia 20, data em que é comemorado o Dia da Consciência Negra. Um café da manhã no Terreiro do Bogum, na Federação, uma homenagem a Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé, a caminhada do Fórum de Entidades Negras, no Curuzu e missa na igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, são alguns dos eventos programados para este dia. Também serão realizadas atividades durante o mês de dezembro entre as quais a VII Feira de Empreendedores Afrodescendentes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário