Centro Salvador: A 50 metros de altura, alpinistas ajudam a cobrir a Arena Fonte Nova

Difícil alguém ter uma visão melhor da Arena Fonte Nova que os 75 alpinistas que trabalham para colocar a membrana da cobertura do estádio. Mas ali não é lugar para apreciar a paisagem. “A gente olha, mas tem que focar muito no trabalho. É nossa vida em risco. Um vacilo e já foi”, explica Fábio Cerqueira, alpinista e ex-militar de 26 anos.

“Fiz o curso de alpinismo quando voltei de umas férias. Os colegas incentivaram, aí eu larguei o militarismo e fui para a área industrial”, conta. Há dois meses, ele é um dos homens-aranhas da Fonte Nova, que trabalham a 50 metros de altura. Os alpinistas foram contratados de última hora. Por causa da mudança na obra de drenagem do gramado, as máquinas que auxiliariam na montagem da cobertura não puderam entrar no campo para evitar atraso nas obras.

Acostumado com o perigo, já que está há cinco anos trabalhando com manutenção industrial, Fábio revela o prazer da função. “É um desafio pra gente, as peças são muito complicadas. Mas quanto mais dificuldade, mais experiência”, diz o alpinista. Mesmo com o costume, Fábio não deixa de ter medo, afinal, a família o espera em casa, em Pau da Lima. “Todo dia tenho que orar pelo serviço. Nosso medo é a nossa segurança”, explica o trabalhador.





Para ele, que faz a pintura dos arcos e tirantes, a função exige resistência e técnica. Torcedor do Vitória, Fábio não é muito de ir a estádio, mas quer estar sentado nas cadeiras da Fonte Nova quando seu clube jogar lá. “Vai ser bem legal ver a torcida e saber que eu e meus colegas participamos disso aqui”, sonha. O jogo inaugural será um Ba-Vi, no dia 31 de março, pelo Baiano.

500 dias – O estádio está com 90% das obras físicas concluídas e nesta segunda-feira (28) faltará apenas um mês para a entrega à Fifa. Na segunda faltarão também exatos 500 dias para começar a Copa do Mundo de 2014. Um evento no Farol da Barra, às 7h, com presença de autoridades estaduais e municipais, marca a efeméride foi cancelado por conta da tragédia em boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na terça-feira, a Fonte Nova receberá a visita de inspeção do secretário-geral da Fifa Jeróme Valcke.

Fonte: IBahia





Deixe seu comentário